Menu

Falando de cronograma capilar

Hey genteee hoje vou falar sobre um assunto quase que "vital" pra quem tem cabelo que passa por químicas, que anda meio acabadão, doidão, sem controle né, então gente, comentemos sobre o tal Cronograma Capilar .
Na íntegra, cronograma capilar é uma série de hidratações organizadas pelo que o fio necessita, são de três tipos, hidratação, nutrição e reconstrução, sobre esses três tipos:

  • Hidratação: devolve água para o fio, é parecida com a nutrição, deixa os cabelos mais macios e maleáveis, mais bonitos, com brilho. Máscaras de hidratação têm em geral muitos extratos de frutas (aloe vera né s2) e glicerina.
 essa bonitinha eu coloquei no meu cronograma já fiz resenha dela aqui
  • Nutrição: devolve gordura para o fio, dá brilho, maciez e controla o frizz, deixa os cabelos ó, lindões, máscaras de nutrição normalmente são a base de óleos ou tem muitos deles na fórmula, uma coisa que eu acho muito legal de fazer na nutrição é umectação com óleos extra virgens, de coco principalmente, o efeito é o mesmo das máscaras.
Essa é a coisa mais linda do meu cronograma,loreal expert force relax,resenha dela por vir s2
  • Recontrução: Essa é mais pesada, devolve massa, queratina, proteínas em geral para o fio, faz ele ficar mais forte, tem efeito anti-quebra porém é legal tomar um cuidado extra com esse tipo de máscara se exagerar na dose pode deixar o cabelo duro e sem brilho.
essa é outra coisa bonitinha da keune, sleek and shine do meu cronograma aiai s2 resenha dela por vir também

 Agora super importante, no cronograma as hidratações são feitas seguidas, assim, é legal evitar certas composições que contenham parafina, óleo mineral,silicones insolúveis e petrolato, eles fazem uma espécie de "camadinha" por cima do fio pra segurar as vitaminas e o que tem de bom na mascara e até como proteção térmica mesmo, mas esses componentes têm efeito acumulativo e acabam deixando o fio totalmente coberto, ai complica para entrar certos tipos de coisas boas no cabelo não é? A questão mesmo é que eles são insolúveis em água tendo que ser retirados na base de shampoo antirresíduo, e todas sabemos que isso não é uma coisa legal pra se usar seguido.

Pronto agora que falamos sobre os tipos de hidratação já da pra montar uma tabelinha de acordo com o estado que se encontra o cabelo, o meu é quebradiço e meio poroso, por isso coloquei 2 reconstruções, 3 hidratações e 4 nutrições, aqui minha tabelinha (meio tosca) pra quem quiser tirar umas ideias:
 bom o tempo do cronograma capilar você que decide na tabela originalzona mesmo são duas hidratações por semana, eu não segui a regra de pelo menos uma por semana hehe, mas você quem sabe, o meu só vou parar quando notar o meu cabelo bem saudável mesmo, então gente, post bem resumidinho sobre o cronograma, só o básico, em outros posts eu posto mais coisinhas sobre ele e como esta o resultado no meu cabelo, feitoooo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário